segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uma Verdade Inconveniente





Título original: (An Inconvenient Truth)
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Davis Guggenheim
Atores: Al Gore.
Duração: 100 min
Gênero: Documentário

 

 

 

Sinopse

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.


Download:   http://depositfiles.com/pt/files/7ny6j8mut

Biocombustíveis: recursos renováveis

Conforme dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo é de origem fóssil: carvão mineral, petróleo e gás natural. Porém, essas substâncias, além de extremamente poluentes, são finitas, ou seja, irão se exaurir da natureza. Portanto, o desenvolvimento de novos combustíveis, cuja origem seja renovável, é de fundamental importância. Nesse sentido, os biocombustíveis surgem como uma alternativa eficaz.

Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja, aguapé, copaíba, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, resíduos agrícolas, entre outras.

O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou utilizado puro. Os principais biocombustíveis são: etanol, metanol, biodiesel, bio-óleo, biogás, bioetanol, óleo vegetal e E85. Algumas dessas substâncias possuem uma porcentagem de derivados de petróleo, no entanto, a maioria é formada apenas por produtos de origem vegetal e/ou animal.

Especialistas afirmam que a utilização do biocombustível oferece uma série de vantagens: emite menos gases poluentes durante a combustão, contribui para o aumento de emprego na zona rural, é uma fonte renovável e reduz a dependência de fontes de origem fóssil. Porém, existem opositores ao uso do biocombustível em larga escala. Essa vertente alega que a matéria-prima (alimentos) deveria ser destinada à população, além de uma série de problemas ambientais que podem ser originados pela intensificação das plantações de cana-de-açúcar: perda de nutrientes do solo, erosão, desmatamentos, etc.

O biocombustível é um tema muito importante nas discussões da matriz energética mundial. Sendo assim, ele merece uma análise criteriosa, onde possam ser abordados seus aspectos positivos e negativos.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/biocombustiveis.htm


Esta charge mostra, com humor, a situação do aquecimento global sendo neglicenciado em nosso país, devido aos interesses políticos.

http://charges.uol.com.br/2008/04/16/cotidiano-numa-area-degelada/

sábado, 20 de agosto de 2011

"GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CRIA POLÍTICA ESTADUAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS".

Texto do governo do estado de São Paulo que cria política estadual de mudanças climáticas, traçando nova legislação para os setores produtivos visando:
 - promover o desenvolvimento socioeconômico ambientalmente sustentável;
- estimular projetos de redução de emissões, sequestro ou a remoção dos gases de efeito estufa;
- estimular o consumo e atividades econômicas ambientalmente conscientes;
- estimular o desenvolvimento e o uso de fontes renováveis de energia;
- estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, práticas e comportamentos que reduzam a emissão dos gases de efeito estufa;
- definir e aplicar indicadores de metas de desempenho ambiental para os setores produtivos da economia paulista;
- promover a competitividade de bens e serviços ambientais paulistas nos mercados internos e externos;
- criar mecanismos financeiros que possibilitem ao Estado de São Paulo colocar esta nova legislação em prática;

Para alcançar estes objetivos, o Estado também promoverá junto com os setores produtivos, iniciativas que visem fomentar padrões sustentáveis de produção, comércio e consumo, de forma a reduzir a demanda por recursos, estimulando ainda a utilização de materiais de menores impactos ambientais e que gerem menos resíduos, contribuindo assim para a diminuição da emissão de gases estufas.

Analise das Concepcoes de Alunos Sobre Aquecimento Global em uma Sequencia Didatica Elaborada a Partir de uma Situacao-Problema

Este trabalhou procurou analisar as concepções de alunos da 1ª série do ensino médio em uma seqüência didática que teve como objetivo promover a discussão sobre o aquecimento global. A seqüência didática foi elaborada considerando as dimensões epistêmicas e pedagógicas proposta por Mehéut (2005). Na dimensão epistêmica buscou-se a aproximação do conhecimento científico com o mundo real a partir de uma situação-problema e na pedagógica, as atividades realizadas enfatizaram as interações sociais utilizando um método cooperativo. Para a análise foram consideradas algumas atividades propostas, tais como - a apresentação de seminários, a construção de mapas conceituais e as respostas dadas à situação-problema, por dois grupos de alunos. A análise das concepções dos alunos mostrou uma maior compreenssão dos conceitos químicos abordados.
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=eneq&cod=_analisedasconcepcoesdealunossobreaquecimentogloba

O urso polar e o aquecimento global.

Esse video apresenta uma sátira entre a relação do urso polar com o aquecimento global.